sexta-feira, janeiro 06, 2006

Visitar Lajedos


Chegar na comunidade de Lajedos, Santo Antão, de manhã. Alocada numa região montanhosa, o clima é fresco e convida à estadia. Na estrada principal, há uma labada com água permanentemente a correr. A população é muito hospitaleira e carinhosa, daquele tipo de gente que fala devagar, trabalha duro e senta-se à porta de casa ao fim da tarde. É esta zona que o escritor Manuel Lopes situa o cenário do romance Os Flagelados do Vento Leste, sobre a seca e a deslocação de populações rurais, empuradas pela fome.

No Lajedos de hoje, há um projecto de desenvolvimento comunitário, desenhado pelo Atelier Mar, que há mais de uma década tem estado a trabalhar com as gentes da região no sentido de um desenvolvimento humano sustentado.

É assim que, à chegada nos Lajedos, o ritmo torna-se lento, para poder apreciar o lugar e as gentes. Há que visitar conhecidos, tomar um grogue ou um ponche, ou então entabular conversa com gente nova - ninguém se sente um intruso aqui.

Na esplanada comunitária, pode-se comer doces e beber grogue ou licores confeccionados na própria comunidade, pelas mãos das mulheres que dinamizam a Associação local, como Nha Filo e as duas Chiquinhas. À hora do almoço, apetece comer um refogado de couve e chouriço com pão, tudo feito mesmo ali, na aldeia.

À tarde, nada como fazer um passeio na ribeira que liga Lajedos a Ribeira das Patas, guiado por Da Rosa, um morador de Lajedos, que conhece a região como a palma de sua mão. A ribeira parece um canyon. A caminhada pode ser refrescada com água do riacho ou então a água alcalina. Ao longo da Ribeira, há várias grutas escavadas, chamadas de ouvidos, que servem para ventilar a mina de água de Lajedos.

De regresso à comunidade, opta-se entre visitar a casa de Baltazar Lopes, com uma vista estupenda para Lajedos, Porto Novo e Mindelo, ou então a horta comunitária da Babilónia. Ou seja, há muito mais para ver em Lajedos. Quem gosta de artesanato, pode recolher sementes da árvore de Polon, para confeccionar colares, brincos ou pulseiras. Quem prefere degustar os produtos da terra, pode escolher entre um doce de papaia com queijo de cabra, um licor de tambarina ou um sumo de goiaba com bolo.

Lajedos convida à estadia sim.

3 Comments:

Anonymous Anónimo fla ma...

Olá Martilde, aprecio muito o teu site e felicito-a por isso. Agradeço imensamente pelas informações culturais com que nos tens brindado. Força e bom trabalho. Esperamos continuar a soborear as páginas deste site.
O meu Muito, muito obrigado

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo fla ma...

muito bom site, a cltura agradece... Don Bilau III , www.musicolandiando.blogspot.com

10:38 da manhã  
Blogger Randall fla ma...

Excellent post..

2:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Volta pa Lantuna

Desde 27/11/2004